quarta-feira, 17 de junho de 2015

Síndrome Patelofemoral

A Síndrome Patelofemoral é o nome dado a dor na face anterior do joelho, proveniente da articulação patelofemoral. É mais comum em pessoas ativas como adolescentes e adultos jovens, e acomete principalmente as mulheres  - largura da pelve, anteversão femoral, torção tibial, angulo Q, força do quadríceps e frouxidão ligamentar.


Sua causa ainda é desconhecida, porém na literatura existe uma associação ao mau posicionamento da patela, sendo suas causas o aumento do angulo Q, insuficiência do vasto lateral oblíquo e fraqueza de glúteo médio.
Seu principal sintoma é a dor difusa na face anterior do joelho na região patelar, é comum a dor aparecer bilateralmente com episódios de exacerbação em um dos lados. A dor não é constante, os pacientes relatam sentir dor durante a flexão do joelho, geralmente é pior ao subir e descer escadas ou durante a prática de atividades físicas. Também pode aparecer crepitação (estalos) e edema na região.
O diagnóstico é feito com uma boa avaliação médica, incluído histórico do paciente, verificação do alinhamento do membro inferior e testes clínicos. Exames de imagens como raio-X e Ressonância Magnética podem ser pedidos para descartar outras lesões mais graves.
O tratamento é feito com o uso de gelo para analgesia e diminuição do edema, realinhamento articular causado por deficit muscular e reequilíbrio das forças musculares.
Se você tem esses sintomas, procure um profissional para orientá-lo o melhor tratamento.

Bibliografia:

-Fredericson  M,  Yoon  K.  Physical  examination  and patellofemoral pain syndrome. Am J Phys Med Rehabil 2006;85(3):234-43.

-Goodfellow J, Hungerford DS;Woods C.,Patello-femoral joint mechanics and pathology. 2. Chondromalacia patellae. J Bone Joint Surg Br August 1976. Vol 58- B n º3 291-299


-Piazza, Lisboa, Costa e col. Sintomas e limitações funcionais de pacientes com síndrome da dor patelofemorar. Rev Dor. São Paulo, 2012 jan-mar; 13 (1):50-4

-Thijs Y, Tiggelen DV, Roosen P, et al. A prospective study on gait-related intrinsic risk factors for patellofe-moral pain. Clin J Sport Med 2007;17(6):437-45.

-Wilson T. The measurement of patella alignment in patellofemoral  pain  syndrome:  are  we  confusing  as-sumptions  with  evidence?  J  Orthop  Sports  Phys  Ther 2007;37(6):330-41







Nenhum comentário:

Postar um comentário